segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Filosofia

Quando mudou de colégio o Mateus identificou como vantagem o fato de ter filosofia no sexto ano! Comemorou e externou a felicidade por poder estudar e debater assuntos que já costumava ter interesse. Agora é a vez das gurias... No quinto ano estudarão filosofia... "a matéria para estudarmos as perguntas sobre o mundo que são difíceis de responder", segundo elas. Eu acho que 2016 será bárbaro!!!

Essa foi a revista comprada pelo primogênito no fim de semana....
Que tal??? 
Desculpa a falta de originalidade mas, eu já disse que tenho orgulho desse trio??? (grande novidade)




quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Terrorismo

O tema é bastante difícil. Não tinha como não falarmos disso aqui em casa. Aliás, em casa alguma no mundo esse tema deve deixar de ser abordado. Depois dos atentados da sexta passada na França, fiquei ainda mais conectada. Tvs, Sites, Blogs, Redes, rádios quase enlouqueci. E as crianças comigo, perplexas com os acontecimentos. Mateus já entendendo tudo vai a luta, busca na história justificativas e comportamentos....
Já as meninas buscam respostas comigo.  Como eles podem andar com as bombas nas ruas? Eles queriam entrar no estádio? Quem são eles? Eu, aos poucos vou respondendo... repetindo muitas vezes as informações que ouço, leio ou vejo e vou tentando passar um mínimo de tranquilidade pra elas.

Até que chegou a pergunta que nos envolveu diretamente.
- É só lá que acontece o terrorismo mãe? perguntou a Lili ansiosa.

Como se fosse um clique, a pergunta me fez pensar em todas as situações difíceis que encaramos também por aqui. Os acontecimentos que não tem o terrorismo como "rótulo" principal mas que nos aterrorizam tanto quanto. As tragédias, os crimes, as falcatruas, os acidentes, as injustiças, os ódios!!!!!
Deus, não posso dizer pra elas que o terrorismo é só lá... Pensei, pensei e pensei. E pra não ter que assumir que o mundo que estamos deixando pra eles está cada vez mais difícil, continuo buscando a resposta...

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Independência e responsabilidade

O assunto da janta hoje foi independência e responsabilidade...
- Quando vamos poder morar sozinhos? perguntaram eles numa tensão natural de quem já está cansado de seguir as regras da casa da mãe. (Importante lembrar que quando um cozinha, os outros dois, ou duas, ficam responsáveis por tirar e botar a mesa e ajudar na limpeza geral na cozinha... Hoje a janta foi do Ma e, por isso, as gurias lideraram a indignação natural da responsabilidade.)
- Bem, quando forem adultos, respondi...
- Mas mãe tu é a adulta e é tu que tem que fazer as coisas.... enfatizou a pequena Lili com muita moral no discurso.
- Isso mesmo. Eu não quero mais fazer nada - aproveitou pra se rebelar a mais velha.
- Não é justo mãe, disse o Mateus. Eu já fiz a minha parte.
O fervo estava armado e eu ali tri a fim de surtar junto. Mas, desta vez, consegui parar e pensar rápido:
- Tá gurias. É isso. Eu sou adulta e eu tenho que fazer tudo sozinha?
Me olharam estranhando, mas acreditaram que eu ia ceder pra não gerar estress maior e confirmaram.
- Sim, né! Claro. Foi tu que disse que adulto é que pode tudo.

E essa foi a deixa que eu estava esperando:
- Passem os celulares e o note pra cá.
- Como assim? perguntaram.
- Ué, quem não é grande pra ajudar em casa, não é grande pra usar whats up e computador! Não é essa a lógica?
Pisquei e já estavam levando a louça pra pia.
Ufa, aqui em casa, quem menos corre voa...

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Cultura no Centro!


A Feira do Livro de Porto Alegre é realmente um acontecimento! Pras crias, acaba sendo o momento de se aproximar ainda mais da cultura. Na nossa última ida, aproveitamos o Centro Histórico e visitamos o Santander Cultural que conta com exposição da 10ª Bienal do Mercosul. Confesso, que algumas das obras não consegui entender direito... mas, arte é isso! Divertimento total! RSRSRS.
Foram algumas horas dedicadas aqueles artistas que expõe sua vivência pro mundo.
Pra quem ainda não foi, importante salientar que o Santander fica na Sete de Setembro, 1028, e a exposição está aberta ao público gratuitamente de terça a sábado, das 9h às 19h e aos domingos, das 13h às 19h. 


Obs1.: Tem banheiro limpo e local pra dar uma descansadinha (bancos)


Obs2: A Bienal também está em outros pontos de Porto Alegre até 6 de dezembro com mediadores para auxiliar o público. Assim que formos lá eu conto.





A experiência foi tão rica que conseguimos fazer parte de uma experiência. Dentro da proposta de uma artista argentina, modelo estimula que as pessoas incluam objetos.
É uma construção conjunta!